Dicas e Truques - Violão Básico (Acordes)

Fala ai, galerinha. Tudo tranquilo? 

Bem! pra começar vou começar falando umas coisinhas:
Para tocar violão além de gostar deve haver uma grande dedicação, pois são constantes lutas, desde as posições das notas até o encaixe dos dedos. 

Método de ensino:
Meu método de ensino é o clássico (rsrs). Trata-se de aulas expositivas explicativas, onde constantemente, ou quase sempre, serei auxiliado por imagens que ajudarão no exercício das aulas. 
Em relação à nomenclatura, uso o método de ensino em relação à cifras e tablaturas, pois acho um método mais moderno e mais simples para alunos que iniciam o aprendizado. (obs.: Após aprender o básico, aconselho iniciarem o aprendizado por partituras)

Dicas Para Iniciantes:
Antes de tudo, segue algumas dicas que possam ajudar:

  • Para quem inicia a caminhada é melhor aderir á violões com cordas de Nylon. Além de serem macias, são mais confortáveis para se tocar e não irão machucar tanto os dedos.
  • Procure não ficar pulando e inventando, pois irá implicar e dificultar mais no seu aprendizado. Há várias maneiras de ficar "craque" no violão (cifras, tablaturas, partituras, etc.) então tente aprender uma é vá até o final.



Dicas Gerais:
Dicas rápidas:

  • Todas notas são simplificadas por letras ou símbolos. Existem várias notas e vários tipos de notas como: "#" (sustenida), "b" (Bemol), A (maiores, representadas por letras maiúsculas sozinhas), "m" (menores, representada por letra maiúscula + "m") e G/C (compostas, representada por 2 notas). 
  • Exemplos para ficar mais claro: 
Darei o exemplo usando a nota DÓ como referência:


C significa Dó.

C# significa Dó Sustenido; 
Cb significa Dó Bemol;
Cm significa Dó Menor;
C/D significa Dó com Ré;

Mas para inicio, se preocupe apenas com as maiores e menores

Como eu havia dito, as notas são compostas por letras. Segue: A (lá), B (sí), C (dó), D (ré), E (mí), F (fá) e G (sol).

MUITO IMPORTANTE: NÃO CONFUNDA NOTAS COM ACORDES. Em uma linguagem menos técnica, notas são compostas por uma casa, usadas apenas para solos e acordes. Portanto, acordes são um conjunto de notas. 

Segue abaixo os acordes maiores:



Como os dedos ficarão:




E agora os Acordes Menores:
Am (Lá Menor), Bm (Sí Menor), Cm (Dó Menor), Dm( Ré Menor), Em (Mí Menor), Fm (Fá Menor) e Gm (Sol Menor)


Como Ficam:


Com os acordes decorados você já pode começar a treinar e tocar algumas músicas, pois o ritmo e a batida você mesmo cria, mas por via das dúvidas irei postar uma outra página com ritmos populares que geralmente se usam na maiorias da músicas em breve.
Se já quiserem terem uma aula de ritmos e batidas, aconselho à vocês a entrarem no site: http://www.cifraclub.com.br/ pois em algumas músicas eles explicam em suas vide-o aulas como é feito o ritmo.
ATRAVÉS DOS TÓPICOS -->

Obs. Importante: Há vários modos e posições de se fazer um acorde, aqui eu postei os mais comuns.